O DIA DE FINADOS OU DIA DOS MORTOS É CELEBRADO ANUALMENTE EM 2 DE NOVEMBRO.

O DIA DE FINADOS OU DIA DOS MORTOS É CELEBRADO ANUALMENTE EM 2 DE NOVEMBRO.

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado anualmente em 2 de novembro. No Brasil, esta data é um feriado nacional.

A celebração de Finados é muito importante para algumas religiões, principalmente para os católicos, pois se presta homenagem a todos os entes queridos que já morreram.

Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos que já partiram.

ORIGEM DO DIA DE FINADOS

Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já recomendavam os cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem por quem já havia falecido e que não era lembrados.

A partir do século XII, o Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro.

2 de Novembro

No entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas.

A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a “Memória dos Mortos” – um momento de orações dedicadas a todos os que já faleceram.

O Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro porque no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos – data que celebra todos os que morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.

MENSAGEM PARA O DIA DE FINADOS

Meu Deus, que no Teu Reino
Quem parte antes de mim
Encontre a paz na Tua eternidade
E bondade sem fim.
E para quem fica,
Que não falte o conforto
De saber que um dia
Nos Teus braços há de se encontrar.
Que hoje nossos corações
Se encham de amor e alegria
Ao recordar aqueles que já partiram,
Mas que pela Tua glória
Continuam vivendo.
Pois quem em Ti acredita, Senhor,
Jamais morre! Amém!

Para outras lindas homenagens, acesse o Mundo das Mensagens e encontre o seu tributo ideal para o Dia de Finados.

DIA DE FINADOS NO MÉXICO

No México, o Dia dos Mortos transformou-se numa atração turística devido a enorme festa que se faz, substituindo o tom habitual de lamentações que é atribuído à esta data, por animação e alegria.

As pessoas saem às ruas com pinturas de caveiras no rosto e em outras partes do corpo, além de decorarem suas casas com esqueletos. A festa é conhecida como “El Día de los Muertos”, e é caracterizada misturar elementos pagãos à solenidade cristã e assim ser bastante diferente da tradicional celebração cristã.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support